O termo terapêutico vem do grego e está relacionado a cuidado. Partindo dessa perspectiva, os cadernos terapêuticos têm como objetivo ser um instrumento de autocuidado em relação a aspectos importantes da sua vida. Por meio de exercícios e provocações este caderno busca fomentar consciência e reflexão sobre a forma como nos relacionamos conosco, com os outros, com o tempo e com o dinheiro. Nesta coleção, você encontrará os seguintes cadernos: Autoestima: sua relação consigo mesma (o); Relacionamentos: sua relação com os outros; Temporalidade: sua relação com o tempo e Consumismo: sua relação com o dinheiro.
No caderno Autoestima você encontrará algumas explicações sobre o conceito de autoestima e exercícios que lhe permitem avaliar o seu olhar sobre si, identificando fatores que facilitam e dificultam a sua relação consigo.
No caderno Relacionamentos você terá acesso a questões que lhe permitem avaliar o modo como tem vivido as suas relações, e perspectivas teóricas que lhe ajudarão a perceber o que pode melhorar nas suas formas de se relacionar. Todo esse processo será baseado na sua experiência e nas suas avaliações, você é o nosso ponto de partida para perceber nos seus relacionamentos o que pode ser salutar ou adoecedor para você.
O caderno Temporalidade te convida a pensar a sua relação com o tempo. Através de dicas, exercícios e reflexões ele te auxiliará na identificação de valores, critérios e metas e no mergulho em temas como organização, prioridades e procrastinação a fim de construir junto com você estratégias em relação ao que deseja mudar.
O caderno Consumismo te ajudará a pensar a sua relação com o dinheiro. Para além de questões de administração, esse caderno propõe a articulação entre o consumo e sua relação com valores, sonhos, necessidades, expectativas, hábitos e organização.
Espero que estes cadernos sejam fonte de provocação e inspiração para mudanças importantes na sua vida!
Vanessa Ribeiro
VANESSA RIBEIRO é Psicóloga, Graduada e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mas, acima disso, uma pessoa apaixonada pela Psicologia e pela possibilidade de acompanhar processos de transformação. Especialista Clínica em Gestalt-terapia, pelo Instituto Carioca de Gestalt-terapia (ICGT), onde atuou como Docente e Supervisora dos cursos de Introdução e Formação em Gestalt-terapia. Possui curso de extensão em Orientação Profissional, pelo Instituto de Gestalt-terapia e Atendimento Familiar (IGT).
Atua como docente e supervisora clínica na Universidade Estácio de Sá e fora dela como psicoterapeuta e docente produzindo espaços de autoconhecimento em diferentes formatos.