Muito já foi escrito sobre a situação histórica e atual da educação no Brasil – porém, um aspecto que se mostra cada vez mais fundamental carecia de uma análise mais profunda: o papel que agentes individuais podem exercer na mesma. Enquanto políticas institucionais governamentais, mesmo que suscetíveis à volatilidade política, visam o social coletivo e podem ser acompanhadas e cobradas pela sociedade, instituições particulares, estando alheias a essa esfera, não possuem o mesmo compromisso com transparência, em relação tanto a suas atividades quanto, mais preocupante, a seus objetivos. Aqui, a autora Bruna Werneck Canabrava analisa de forma profunda e contundente o papel crescente exercido por um desses agentes – Jorge Paulo Lemann, um dos homens ao mesmo tempo mais ricos do Brasil e mais influentes no âmbito da educação em nível nacional. Através de um mergulho nos documentos públicos das principais entidades ligadas a Lemann, suas entrevistas e sua atuação inclusive na formulação recente do BNCC – a Base Nacional Comum Curricular, podemos acompanhar a evolução de suas atividades e as consequências do seu “sonho grande”, abrindo nossos olhos para os cuidados necessários com tais agentes.
Bruna Werneck Canabrava
Bruna Werneck Canabrava é servidora da educação pública desde 2014. É designer instrucional da Fundação Cecierj, do governo do estado do Rio de Janeiro, atuando em projetos de educação a distância e divulgação científica. Coordenou a implementação da Casa de Avaliação e Formação, na Secretaria Municipal de Educação de Niterói. Ela é bacharel em Desenho Industrial pela Esdi-Uerj e mestre em Ciência Política pela UFF. Este é seu primeiro livro publicado, adaptado de sua dissertação de mestrado.
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